Xinguara

Xinguara: sexta-feira amanhece com forte chuva e preocupa moradores

Os moradores de Xinguara que vivem em  áreas  com risco de alagamento acordaram, nesta sexta-feira (9), preocupados. O  motivo é a forte chuva que iniciou hoje pela manhã.

No bairro Pagnoceli, famílias que tiveram as casas invadidas pela água na última segunda-feira (5) temem que a situação volte a ocorrer. O nível do córrego Mariazinha, que passa pelo bairro, está subindo.  É no córrego que deságua boa parte da água que corre pela cidade.

Seu José Ailton está preocupado com o volume de água do córrego Mariazinha

Desde os primeiros momentos da chuva, o senhor Ailton José ficou em alerta. Morador do Pagnoceli , ele se prepara para um possível alagamento. “No começo da semana a água entrou aqui em casa e estragou móveis. Agora nós já estamos nos preparando para, se necessário, sair de casa”, afirmou.

Outro morador que também está atento é Pedro dos Santos. Ele relata que também teve prejuízos. “Eu perdi geladeira, colchão e outros móveis. Agora com essa chuva  estou apreensivo, com medo da água do córrego invadir novamente a nossa casa”, disse.

A força da água destruiu parte de uma calçada, ao lado do córrego, na Rua Duque de Caxias, Centro.  A Defesa Civil do Município informou que está nas ruas junto com  as equipes da prefeitura de Xinguara realizando o monitoramento dos córregos e represas.  “Nós estamos desde o inicio da manha realizando o monitoramento e buscando oferecer às famílias o suporte necessário. A situação é de alerta, devido ao grande volume de água”, afirmou Jimmy Brito, responsável pela Defesa Civil de Xinguara.

De acordo com informações  do INMET (Insituto Nacional de Meteorologia), só na manhã desta sexta-feira (9) choveu em Xinguara 77.2  mm . As áreas de instabilidade devem permanecer na noite de hoje e na  manhã de  sábado(10), atingindo municípios de São Felix do Xingu, Xinguara, Rio Maria, Parauapebas, Conceição do Araguaia, entre outros  municípios arredores. A partir de sábado à noite ocorrerá melhora significativa, predominando períodos nublados, aparecendo o sol entre nuvens. Já no período de 11 a 13 de fevereiro  devem ocorrer chuvas com intensidade de fraca a moderada.

 

Motorista ignorou sinalização na Rua Gorotire, Centro. Foto: Flávio Marques
Show More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close