Conexão Eventos

CARNAVAL: cidades do sudeste do Pará ficarão sem folia de rua

Algumas cidades da região sudeste do Pará cancelaram o carnaval este ano. Prefeituras alegam que não têm recursos financeiros para investir na festa ou preferem disponibilizar as verbas para desenvolvimento de outras áreas de interesse público.

Em Xinguara a gestão municipal informou que há dois meses o município teve recursos bloqueados para pagamento de precatórios (dívidas contraídas pelos entes públicos, com pessoas física e jurídica) . Na última terça-feira (6), o município decretou situação de emergência após as chuvas destruírem ruas e estradas e deixar diversas famílias desabrigadas.

Xinguara vive ainda uma situação de alerta de um possível surto das doenças (dengue, zica e chikungunya) transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o  Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), apontou que a infestação da larva do  mosquito na cidade  atingiu 4, 9. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices superiores a  4 são tidos como risco de surto. “Por todas essas situações a cidade não tem condições de realizar o carnaval este ano. Os recursos devem ser destinados às situações de emergência vivida nesse momento” afirmou Osvaldinho Assunção, prefeito de Xinguara.

Em Rio Maria, a prefeitura informou que a cidade também não realizará carnaval de rua, pois os recursos serão investidos na recuperação de estradas e ruas danificadas pelas chuvas. O prefeito também decretou situação de emergência, com isso, a gestão também vai priorizar a assistência às famílias que ficaram desabrigadas com a enchente provocada pelo rio que corta a cidade.

Escola Renan Fidelis de Melo que será reformada em Redenção.

Em Redenção o prefeito Carlos Iavé  divulgou que o recurso que seria destinado à festa de carnaval da cidade será aplicado para a reforma da Escola Municipal Ronan Fidelis de Melo.

Em Conceição do Araguaia, o prefeito Jair Martins informou que os recursos da festa serão investidos em  infraestrutura para cidade com ações como a Operação Tapa-buracos prevista para iniciar logo após o feriado de carnaval.

As prefeituras de  Pau D’arco e Santa Maria das Barreiras informaram que também vão priorizar os problemas dos municípios. Nas cidades onde as prefeituras não realizarão o carnaval de rua a festa será organizada e realizada pela iniciativa privada.

Assista a mensagem do prefeito de Redenção, Carlos Iavé.

Show More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close